27 de outubro de 2010

O futuro !

Aqui estou eu escrevendo sobre a coisa que eu talvez eu nem goste de escrever.. O futuro..
Mas não vou falar do futuro além de nós, das tecnologias, das invenções, dos robôs e de tudo mais que a palavra “futuro” acarreta. Limito-me ao simples futuro de cada um.

É tão engraçado ver como as pessoas ficam obcecadas com o futuro.. Planejam, sonham, falam daquilo tudo como se fosse a mais pura realidade diante de seus olhos. Mas será que aquilo é a realidade efetiva ou será que é a realidade que cada um quer ver?..eu mesma tenho minhas dúvidas quanto à resposta..
Uma menina sonha em ser médica.. e diz que vai ser médica.. afirma, bate o pé, acredita veementemente nisso.. mas quando vai ver.. faz vestibular pra relações internacionais, e acaba se formando aos 25 anos em Engenharia.. E quem nunca planejou uma vida com alguém e realmente acreditou que aquilo ia acontecer, e de repente viu que era tudo uma ilusão?..quem nunca trocou alianças e acreditou que elas nunca sairiam dos seus dedos? Quem nunca disse “eu te amo pra sempre” e viu que o “pra sempre” na verdade era sinônimo de “até que comecem a surgir muitos problemas”...?

O futuro é incerto.. O ser humano é absolutamente instável em sua própria natureza, e como se isso não bastasse, o futuro não depende unicamente do ser humano, mas também de fatores externos.. quer um exemplo? Você não saiu porque estava chovendo.. Você estava certo de que iria praquela festa, mas decidiu não ir.. seu futuro foi alterado, ou pelo menos não foi o que você havia planejado horas antes..Porque então nos apegamos tanto ao futuro? Se ele é uma coisinha altamente mutante, incerta e imprevisível, dependente de fatores externos e pessoas instáveis, porque apostar tantas fichas nele? Porque criar tantas expectativas, porque pensar tanto nele?
Porque temos medo do presente. Temos medo de viver o presente, então vivemos no futuro. Temos medo de assumir o risco de nossas conseqüências, então criamos expectativas. Temos medo de olhar o que está na nossa frente, então pensamos adiante.
E o pior é que não paramos por aí.. deixamos de viver nosso presente em nome de um possível futuro.. deixamos de tentar o vestibular por medo de não passar.. deixamos de ir na festa por medo dela estar ruim.. deixamos de tentar namorar de novo por medo de brigar.. deixamos de mais.. mas será que não passaríamos mesmo no vestibular? Será que a festa estaria mesmo ruim? Será que o namoro seria mesmo cheio de brigas? Sem ter certeza alguma, nós “prevenimos”, nós simplesmente deixamos..deixamos.. deixamos.. deixamos.. nós deixamos de mais, e o futuro acaba sendo de menos..

O que eu sei mesmo com relação ao meu futuro é que eu vou morrer. Se eu fosse viver minha vida baseada num futuro, seria exatamente nesse. Assim eu teria a maior razão do mundo pra viver cada segundo intensamente, pra sair, pra rir, pra amar, pra conversar, pra tudo..Se eu sei que tudo um dia vai acabar, então é melhor que eu aproveite isso tudo logo.

A verdade é que a única coisa que não se pode mudar é o passado, e ele é o segundo anterior ao que você acabou de fazer. Então, viva seu presente e não pense no que você quer no seu futuro, mas sim no que você não quer no seu passado.

Nenhum comentário: